+
  • YO. 'SUP.

    Amanda Abreu, 19, RJ/ES ♥ gatos, livros, dragões, chocolate amargo e o boy magia. Estuda Geologia na UFES e as vezes fala umas coisas na internet.


Your tagboard should be here. Width must be 200px and height is up to you.

Crise de identidade


Quando era criança sempre ouvia os adultos dizerem que os adolescentes eram muito complicados. É unânime. Reclamam de sua rebeldia, da sua mania de achar que é dono do próprio nariz e pode fazer o que quiser, de seus namoricos entre outras coisas. E é engraçado ver como os adultos, que já passaram por essa fase e deveriam nos entender melhor que ninguém, sofrem de uma amnésia conveniente e acham que isso é pouca coisa e "passa".

Me tornar adolescente foi começar a entender as coisas que acontecem ao meu redor, e começar a questionar se é bom, se é certo, se eu quero... Mas muita das vezes o que para nós é bom, certo e nós queremos, foi ensinado como ruim, errado e até proibido por quase toda nossa ainda curta vida. E é aí que começam as crises de identidade.

Aquela dúvida infinita entre o arriscar e viver a vida por si, sabendo que há pessoas que irão sofrer com isso mesmo que suas atitudes não estejam diretamente ligadas à elas, ou passar a vida toda fazendo o que os outros querem para agradar e não decepcionar, mas com aquela maldita dúvida "como teria sido se eu tivesse feito diferente?".

E quem me garante que os adultos estão totalmente certos e os adolescentes totalmente errados? Bom seria se um compreendesse o outro, e juntasse a experiência de quem já viveu com as ideias e novidades de quem está começando a desbravar a vida. Parece algo distante, mas não impossível. A parte difícil é fazer com que as duas partes abaixem o ego do "estou totalmente certo" e parem para ouvir umas as outras.

Sou quem eu quero ser ou o que querem que eu seja? Falta coragem para decidir qual lado seguir, e muitas das vezes nos resta passar o resto da vida em cima do muro frustrado, reclamando e se questionando sobre a vida e coisas que queria fazer mas não fez. Oh wait, eu já faço isso... Estaria eu me tornando adulta?

Marcadores: